domingo, 9 de maio de 2010

APOIO PEDAGÓGICO OFERECIDO AOS CURSISTAS NO 23º ENCONTRO - UNIDADE 06


SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA  TRABALHAR “SINTAXE COM O USO DO TEXTO”

Leia o texto abaixo:

Língua
Caetano Veloso

Gosto de sentir a minha língua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é
superior
E deixa os portugais morrerem à míngua
"Minha pátria é minha língua"
Fala mangueira!
Fala!
Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode
Esta língua?
Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas
Vamos na velô da dicção choo choo de Carmen Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E - xeque-mate - explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homem
Adoro nomes
Nomes em Ã
De coisas como Rã e Imã
Nomes de nomes
Como Scarlet Moon Chevalier
Glauco Matoso e Arrigo Barnabé e Maria da Fé e Arrigo barnabé
Flor do Lácio Sambódromo
Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode
Esta língua?
Incrível
É melhor fazer um canção
Está provado que só é possível
Filosofar em alemão
Se você tem uma idéia incrível
É melhor fazer um canção
Está provado que só é possível
Filosofar em alemão
Blitz quer dizer corísco
Hollyood quer dizer Azevedo
E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o
Recôncavo
Meu medo!
A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria: tenho mátria
E quero frátria
Poesia concreta e prosa caótica
Ótica futura
Samba -rap, chic-left com banana
Será que ela está no Pão de Açúcar?
Tá craude brô você e tu lhe amo
Qué queu te faço, nego?
Bote ligeiro
Nós canto-falamos como que inveja negros
Que sofrem horrores no gueto do Harlem
livros, discos, vídeos à mancheia
E deixe que digam, que pensem e que
falem .


Analise do texto:

1 – Como você entende a palavra língua na
música de Caetano? Explique.

2 – Sabe-se que o sujeito de uma oração é o termo sobre o qual se informa algo ou alguma coisa. Nesta música, a palavra
língua quer informar algo ou alguma coisa ou receber alguma informação? Explique.

3 – Na passagem : Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões ... , qual o sujeito das ações de gostar e roçar? Explique.

4 – Nos versos “Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas”,” Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo”,
Sejamos o lobo do lobo do homem” e “Adoro nomes”, nota-se que tipo de sujeito? Justifique.

5 - "Minha pátria é minha língua" , neste trecho podemos identificar o predicado através da idéia que todo predicado é o
termo da oração que expressa algo ou alguma coisa sobre o sujeito. Após identificar o predicado desta oração, diga qual a importância dele para a constituição da música de Caetano.

6 – Qual a importância da língua para os sujeitos de uma nação que a usam? Explique.

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

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"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

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Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.