segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ATIVIDADE À DISTÂNCIA - 16º ENCONTRO






ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL




    FORMADORA : MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO BARBOSA


ATIVIDADE  À DISTÂNCIA – FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Nos diversos tipos de textos apresentados abaixo responda qual é a função da linguagem predominante nos mesmos e justifique, através das características próprias de cada função, o porquê da função escolhida em cada texto:

1)
"Pesquisadores do Instituto Roslin, nos arredores de Edimburgo, Escócia, produzem, em fevereiro de 97, Dolly, clone de ovelha geneticamente manipulado. Os cientistas escoceses fundiram um óvulo não fecundado com uma célula doada pela ovelha que queriam copiar."

2º) Ouvinte/telespectador toma conhecimento da notícia sobre a clonagem e expressa seu espanto:
"Puxa vida! Que loucura! Onde será que isto vai parar?"

3º) Texto de Vinicius de Moraes
"É uma velha mesa esta sobre a qual hoje bato a minha crônica. Pouco mais de um metro por uns quarenta centímetros de largura. Doce rever-te, velha mesa, depois de tanto, tanto tempo. Como a ti, andaram me polindo."

4º) Carta de Graciliano Ramos a Heloísa Ramos (carta de 04/02/1928)
"Dizes que brevemente serás a metade de minha alma. A metade? Brevemente? Não: já agora és, não a metade, mas toda. Dou-te a alma inteira, deixa-me apenas uma pequena parte para que eu possa existir por algum tempo e adorar-te."
Carta
Há muito tempo, sim, que não te escrevo.
Ficaram velhas todas as notícias.
Eu mesmo envelheci: Olha em relevo,
estes sinais em mim, não das carícias

( tão leves) que fazias no meu rosto:
são golpes, são espinhos, são lembranças
da vida a teu menino, que ao sol - posto
perde a sabedoria das crianças.

A falta que me fazes não é tanto
à hora de dormir, quando dizias
"Deus te abençoe", e a noite abria em sonho.

É quando, ao despertar, revejo a um canto
a noite acumulada de meus dias,
e sinto que estou vivo, e que não sonho.

Carlos Drummond de Andrade - ( Lição de coisas )




6º)"O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

7º) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

8º) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia  em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

9º)"Se um dia você for embora
      Ria se teu coração pedir
     Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

10º) "Olá, como vai?
      Eu vou indo e você, tudo bem?
      Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
       Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO 16° ENCONTRO – REALIZADO EM 03/12/2009

  
                    No nosso penúltimo Encontro do ano tivemos mais uma manhã repleta de reflexões, debates, aquisição e reciprocidade de conhecimento. De início aconteceu a exibição do vídeo you tube “Produção de Texto: Concepção de Linguagem”, onde surgiram vários comentários sobre a língua e todos os cursistas enalteceram bastante a fala do Assessor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Paulo “Cláudio Banzonni”, que demonstrou o quanto é importante apreender práticas educacionais que valorizem as concepções de linguagem do aluno. Assim, o vídeo proporcionou ainda a constatação da importância do educador no meio social, pois não é mais visto como um ser autoritário, mas sim um facilitador na aquisição do conhecimento do aluno e que não se deve, no processo avaliativo, realizar provas descontextualizadas, onde somente a gramática é trabalhada deixando de lado todo o contexto.

                  Continuamos o encontro com a leitura do Relatório referente ao encontro anterior feita pela cursista  Maria de Lourdes Farias, em seguida ocorreu a Leitura Compartilhada da  Unidade 23 – TP6 – O processo de produção textual: revisão e edição, de Silviane Bonaccorsi Barbato. págs.119 e 120. Após a leitura os cursistas fizeram comentários sobre a importância da Revisão e da Edição no processo de produção textual, onde enfatizaram, que como enquanto educadores, temos o dever de explorar o processo de Revisão para depois editarmos nosso texto e para isso é importante desenvolver projetos de leitura que tenham como foco a produção de jornais, revistas, etc. Enalteceram ainda o quanto é primordial o uso dos primeiros rascunhos para que o texto seja sucinto, coerente, coesivo e centrado na idéia principal.
                   
                   Após os debates sobre o assunto a ser trabalhado na Unidade, a formadora solicitou que os grupos responsáveis pelo seminário (que foi dividido no encontro anterior) se dirigissem à frente e iniciassem as apresentações. Assim cada grupo apresentou uma Seção da Unidade 23, sendo que o primeiro grupo foi sucinto, conciso, objetivo, dinâmico e demonstrou domínio do conteúdo na sua apresentação, levando ainda recursos audiovisuais e despertou vários comentários sobre a Revisão e o segundo grupo deu continuidade também sendo objetivo, dinâmico e coerente na exposição das ideias, onde levaram vários textos com o intuito de  demonstrar o quanto é importante a estrutura de um texto tanto para a Revisão como para a Edição. O segundo grupo utilizou ainda a duplicidade de sentidos que pode ocorrer no texto, para isso usou uma mesma palavra escrita de forma de diferente: concerto e conserto.

                    Dando continuidade ao Seminário o terceiro grupo e último fechou o Encontro com a apresentação do conteúdo referente à Seção 3, em que os cursistas apresentaram utilizando slides, cartazes e demonstraram segurança, domínio, coerência e objetividade. Neste grupo foi possível constatar que eles enfatizaram o quanto é necessário durante o processo de Revisão verificar a ortografia, a coerência, a construção de sentidos, a estética e a coesão, onde enalteceram ainda o quanto é primordial o professor atentar também para a estética do texto, ou seja, verificar se o aluno elabora os parágrafos adequadamente, obedecendo a margem do papel e obediência no número de linhas.

                     Ao término do Seminário todos os grupos foram aplaudidos e tivemos a socialização sobre tudo que foi exposto, onde surgiram vários debates sobre os mesmos. Os cursistas elogiaram bastante as apresentações e afirmaram o quanto é importante para a prática pedagógica momentos que exploram a oralidade, o domínio, a persuasão, a segurança e exposição do seu ponto de vista diante do público. Finalizamos o Encontro solicitando as atividades à distância que foram: estudar a Unidade 24 e  responder as atividades propostas, para os grupos  do próximo seminário foi solicitado que ficassem atentos para o estudo e exposição do mesmo, a organização do Portifólio e a realização da atividade de Funções da Linguagem para entregarem no próximo encontro.

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.