terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO 16° ENCONTRO – REALIZADO EM 03/12/2009

  
                    No nosso penúltimo Encontro do ano tivemos mais uma manhã repleta de reflexões, debates, aquisição e reciprocidade de conhecimento. De início aconteceu a exibição do vídeo you tube “Produção de Texto: Concepção de Linguagem”, onde surgiram vários comentários sobre a língua e todos os cursistas enalteceram bastante a fala do Assessor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Paulo “Cláudio Banzonni”, que demonstrou o quanto é importante apreender práticas educacionais que valorizem as concepções de linguagem do aluno. Assim, o vídeo proporcionou ainda a constatação da importância do educador no meio social, pois não é mais visto como um ser autoritário, mas sim um facilitador na aquisição do conhecimento do aluno e que não se deve, no processo avaliativo, realizar provas descontextualizadas, onde somente a gramática é trabalhada deixando de lado todo o contexto.

                  Continuamos o encontro com a leitura do Relatório referente ao encontro anterior feita pela cursista  Maria de Lourdes Farias, em seguida ocorreu a Leitura Compartilhada da  Unidade 23 – TP6 – O processo de produção textual: revisão e edição, de Silviane Bonaccorsi Barbato. págs.119 e 120. Após a leitura os cursistas fizeram comentários sobre a importância da Revisão e da Edição no processo de produção textual, onde enfatizaram, que como enquanto educadores, temos o dever de explorar o processo de Revisão para depois editarmos nosso texto e para isso é importante desenvolver projetos de leitura que tenham como foco a produção de jornais, revistas, etc. Enalteceram ainda o quanto é primordial o uso dos primeiros rascunhos para que o texto seja sucinto, coerente, coesivo e centrado na idéia principal.
                   
                   Após os debates sobre o assunto a ser trabalhado na Unidade, a formadora solicitou que os grupos responsáveis pelo seminário (que foi dividido no encontro anterior) se dirigissem à frente e iniciassem as apresentações. Assim cada grupo apresentou uma Seção da Unidade 23, sendo que o primeiro grupo foi sucinto, conciso, objetivo, dinâmico e demonstrou domínio do conteúdo na sua apresentação, levando ainda recursos audiovisuais e despertou vários comentários sobre a Revisão e o segundo grupo deu continuidade também sendo objetivo, dinâmico e coerente na exposição das ideias, onde levaram vários textos com o intuito de  demonstrar o quanto é importante a estrutura de um texto tanto para a Revisão como para a Edição. O segundo grupo utilizou ainda a duplicidade de sentidos que pode ocorrer no texto, para isso usou uma mesma palavra escrita de forma de diferente: concerto e conserto.

                    Dando continuidade ao Seminário o terceiro grupo e último fechou o Encontro com a apresentação do conteúdo referente à Seção 3, em que os cursistas apresentaram utilizando slides, cartazes e demonstraram segurança, domínio, coerência e objetividade. Neste grupo foi possível constatar que eles enfatizaram o quanto é necessário durante o processo de Revisão verificar a ortografia, a coerência, a construção de sentidos, a estética e a coesão, onde enalteceram ainda o quanto é primordial o professor atentar também para a estética do texto, ou seja, verificar se o aluno elabora os parágrafos adequadamente, obedecendo a margem do papel e obediência no número de linhas.

                     Ao término do Seminário todos os grupos foram aplaudidos e tivemos a socialização sobre tudo que foi exposto, onde surgiram vários debates sobre os mesmos. Os cursistas elogiaram bastante as apresentações e afirmaram o quanto é importante para a prática pedagógica momentos que exploram a oralidade, o domínio, a persuasão, a segurança e exposição do seu ponto de vista diante do público. Finalizamos o Encontro solicitando as atividades à distância que foram: estudar a Unidade 24 e  responder as atividades propostas, para os grupos  do próximo seminário foi solicitado que ficassem atentos para o estudo e exposição do mesmo, a organização do Portifólio e a realização da atividade de Funções da Linguagem para entregarem no próximo encontro.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.