sábado, 21 de novembro de 2009

RELATOS REFERENTE AO 15º ENCONTRO – REALIZADO EM 26/11/09 – FEITO PELA FORMADORA MARIA DE FÁTIMA


Estamos próximo do término de mais um ano produtivo em todos os aspectos e podemos já chegar à conclusão, através da realização do 15º Encontro, que tanto reciclamos nosso conhecimento como também reaprendemos valores necessários para a nossa profissão tão árdua. Assim neste encontro tivemos vários momentos riquíssimos, seja na exposição do conteúdo, seja na apresentação das oficinas ou na socialização das várias ideias que surgiram ao longo dessa manhã produtiva.


Abrimos os trabalhos com o Vídeo Tube “Perfeição” de Clarice Lispector, onde o mesmo despertou vários comentários a respeito do que é “perfeito” para os padrões sociais e até mesmo para o assunto que seria trabalhado durante o Encontro: a produção textual. Após a reflexão do vídeo foi feita à leitura do relatório referente ao último Encontro e logo em seguida tivemos a leitura compartilhada da Unidade 22 – TP6 – Produção Textual: planejamento e escrita  págs. 73 e 74, onde a formadora introduziu o assunto de forma clara, objetiva e dinâmica, sempre retomando os assuntos trabalhados nas Unidades anteriores. Dando seqüência tivemos uma exibição de slides muito oportuna, louvável e principalmente instrutiva, pois retomamos o assunto de Funções da Linguagem, onde todos os cursistas enfatizaram o quanto é importante às funções para a construção do texto, sendo um recurso lingüístico que deve ser trabalhado arduamente com os nossos alunos. Foi elogiada ainda a aula expositiva da formadora, que oportunizou tanto o a renovação do conhecimento sobre o assunto, como também, oportunizou a constatação de que esse conteúdo é importantíssimo para o concurso na área educacional, que será realizado em breve.


Ao término dos comentários referente aos slides sobre as funções aconteceu a Leitura Compartilhada – Seção 1 – O Planejamento, págs. 75, em que a formadora introduziu a Unidade e debatemos bastante sobre a importância do planejamento e para enfatizar a produção textual tivemos a exibição de mais um slide sobre o TP6 (Produção Textual: planejamento e escrita), sendo que através deste slide, que foi muito bem explicado pela formadora como trabalhar a produção de textos com nossos alunos. Assim, tivemos mais um momento gratificante durante o encontro, pois os slides geraram vários questionamentos, reflexões sobre a produção escrita e a constatação do quanto é importante aliarmos a oralidade com a escrita dos nossos alunos.


Dando continuidade tivemos a divisão das oficinas para apresentação no final do encontro. A divisão da Unidade 22 ficou da seguinte forma:
Grupo 01 –  Seção 1 - O planejamento – págs.77 a 84;
Grupo 02 –  Atividade 2 e 3 – págs. 84 a 92;
Grupo 03 – Seção 2 - O planejamento: estratégias – págs. 93 a 101;
Grupo 04 – Seção 3 – A escrita - págs. 102 a 109;


                  Foi proposto ainda para todos os grupos a escolha de um texto, dentro do conteúdo referente à sua oficina, e identificarem qual a função da linguagem ocorreu dentro do mesmo. Notamos diante desta atividade proposta, que tanto as produções como as apresentações foram excelentes, principalmente a do primeiro grupo formado pelas cursistas: Rosimeire, Suyan, Rosemaire, Layra  e Maria José, as mesmas foram brilhantes, pois demonstraram segurança, domínio do conteúdo da sua oficina e dinamismo ao apresentar os textos. As apresentações transcorreram neste clima participativa e produtivo, onde o nosso encontro foi tão proveitoso e agradável que ficamos além do horário habitual. Ao término foram encaminhadas as atividades à distância, sendo que dentre elas foi solicitada a produção de um seminário da próxima Unidade, onde dividimos os grupos para a execução do mesmo. Os cursistas ressaltaram novamente o quanto o Encontro foi maravilhoso para a prática pedagógica e o crescimento pessoal de cada um.

VEJA ABAIXO O VÍDEO "PERFEIÇÃO" DE CLARICE LISPECTOR 



0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.