sexta-feira, 19 de março de 2010

AUTO-AVALIAÇÃO


 





















PROGRAMA GESTÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA



AUTO-AVALIAÇÃO


MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO BARBOSA



O Programa Gestar II possibilitou, através dos vários encontros ocorridos em 2009, uma aprendizagem que complementou o conhecimento adquirido anteriormente na minha jornada pedagógica. Assim, ao final desta primeira fascinante etapa, sinto-me inspirada, revigorada e principalmente estimulada a pesquisar e estudar sempre mais sobre a educação.

Através do excelente material (TPs e AAAs), tive a possibilidade de constatar o quanto a nossa Língua Portuguesa é dinâmica, rica e criadora de um mundo repleto de variedades, sejam elas lingüísticas ou por que não dizer vivenciais. Assim, ao desempenhar meu papel como formadora, constatei que os estudos realizados nos encontros oportunizaram belíssimos debates, troca de experiências no ensino da língua, além da constatação entusiasmada de todos os cursistas do quanto o Gestar II agrega valores e conhecimentos à prática pedagógica.

Desta forma, ao refletir sobre todo esse ano de aprendizagem qualificada que o programa proporcionou, posso afirmar na minha auto-avaliação que a formação continuada é um momento imprescindível na minha caminhada como educadora, pois além de vislumbrar novos horizontes na minha área de atuação, também acrescentou muito ao meu conhecimento referente à língua, principalmente, no que se refere aos Gêneros Textuais, onde através deste conteúdo, que tanto foi trabalhado em nossos encontros, notei o quanto é importante levar ao alunado não somente o gosto pela leitura, mas sim, a intercalação do texto com o contexto que esse aluno vivencia no seu cotidiano. E com a tipologia textual é necessário enfatizar a forma em que as informações são organizadas nos textos, pela predominância das categorias gramaticais, que levam o leitor a compreender o texto e dominar o gênero textual, de forma que possa realizar lingüisticamente objetivos específicos em várias situações sociais.

Essa experiência única fez com que o meu conhecimento atual (pós Gestar) se concretize em minhas atitudes como educadora, onde posso utilizar as várias ferramentas disponíveis nos textos do programa, para: dinamizar as aulas, enriquecer o processo de ensino/aprendizagem e reconhecer o quanto é primordial a pesquisa na minha profissão, sendo que esse reconhecimento é mérito do incentivo contínuo da nossa Formadora Doutora Caroline Rodrigues Cardoso, que foi sempre solícita e companheira durante todo esse ano produtivo do Programa, a mesma não poupou esforços em sempre atender minhas dúvidas e demonstrou através das suas ações o quanto ainda vale a pena lutar por uma educação de qualidade em nosso município.

Portanto, é com gratidão e felicidade que reconheço o quanto é válido o nosso trabalho de: planejar, auxiliar, argumentar e executar as oficinas com nossos cursistas, pois foi através deste processo que presenciei não somente a aquisição de conhecimentos dos meus cursistas, como também, o aperfeiçoamento das suas aulas e consequentemente a evolução no quadro educacional da rede municipal, onde os mesmos trabalharam e levaram para os seus alunos metodologias eficazes, que trouxeram um “novo olhar” para as aulas de português.


quinta-feira, 18 de março de 2010

VÍDEO: NORMA CULTA X NORMA COLOQUIAL - 19º ENCONTRO

TRABALHOS REALIZADOS NO DIA 11/03/2010 – 19º ENCONTRO


Na calorosa manhã desta quinta-feira tivemos mais um Encontro da nossa formação continuada, em que o mesmo foi agradável, proveitoso e com a participação sempre argumentativa de todos os cursistas. Assim, iniciamos nossos trabalhos com a exibição do vídeo: Normal Culta x Norma Coloquial, onde após a visualização do mesmo, vários cursistas argumentaram o quanto é necessário explicar para o aluno a importância tanto da linguagem coloquial como da culta, pois ambas fazem parte da língua falada e escrita.

Após o vídeo foi feita a leitura do relatório referente ao 18º Encontro e logo em seguida foram iniciadas as apresentações da Oficina Chico Bento(grupos que não apresentaram no Encontro anterior). Ao término das oficinas realizamos a Leitura Compartilhada – Unidade 02 – TP1 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos, Maria Antonieta Antunes Cunha, pág 57. Ao socializarmos a leitura percebemos o quanto devemos, como educadores, enfatizar as variações lingüísticas e promover o entendimento correto sobre os aspectos marcantes da língua.

As Oficinas da Unidade 02 foram assim divididas:
Grupo 01 – Seção 1 – “A norma culta” – págs. 58 a 66 e  Assistir, debater e refletir sobre o vídeo: A Língua Portuguesa agradece”.
Grupo 02 – Seção 2 – “O texto Literário” – págs. 67 a 77 e Estudo do Texto: Ai se sesse. Cordel do fogo encantado -  Debate e Reflexão sobre como trabalhar o mesmo na sala de aula explorando a variação lingüística juntamente com o texto literário.
Grupo 03 – Seção 3 – “Modalidades da Língua” – págs. 77 a 87 e  Resolução das questões reflexivas do Avançando na Prática pág. 86 e exposição das mesmas.

Após o momento de debate, reflexão e produção dos grupos aconteceram as  apresentações das Oficinas, que se iniciaram às 10:30hs, onde todos os grupos demonstraram domínio do conteúdo, valorização do tema trabalhado e sempre deixaram claro o objetivo proposto pela Unidade estudada neste nosso Encontro. A formadora elogiou todos os grupos e parabenizou pelo empenho e dedicação durante os trabalhos realizados em mais um Encontro, sendo que às 11:40hs foram finalizadas todas as apresentações e logo em seguida, tivemos o encaminhamento das as atividades à distância, tais como:
a)Cada grupo deverá executar o Planejamento sugerido pela formadora na sala de aula, com seus alunos, sendo que no próximo encontro deverá ser entregue um relatório demonstrando como foi organizado, executado e recebido esse planejamento nas séries trabalhadas. 
b)Os grupos deverão escolher uma Aula do AAA1 referente as Unidades 1 e  2,planejar e aplicar a mesma com seus alunos, realizando um relatório, onde deverão ser expostas: as dificuldades, participações dos alunos e o aprendizado da turma.
c)Organização do portífolio e realizar o estudo da  Unidade 03 para o próximo Encontro.

quarta-feira, 17 de março de 2010

VÍDEO DO TEXTO TRABALHADO PELO 2º GRUPO NO 19 º ENCONTRO - "AÍ SE SESSE"

terça-feira, 16 de março de 2010

VÍDEO EXIBIDO NO 19º ENCONTRO - NORMA CULTAX NORMA COLOQUIAL

segunda-feira, 15 de março de 2010

VÍDEO EXIBIDO NO 18º ENCONTRO - "SAMBA DO ARNESTO" - DEMÔNIOS DA GAROA

domingo, 14 de março de 2010

TRABALHOS REALIZADOS NO 18°ENCONTRO



Nosso Encontro iniciou com um belíssimo Vídeo para deleite: Samba do Arnesto na interpretação dos Demônios da Garoa, onde foi exibida em forma de charge a música, em seguida todos debateram sobre a variação lingüística, dando enfoque ao aspecto importante da comunicação em nossas vidas, pois mesmo através de vários dialetos a mensagem conseguiu ser transmitida.

Continuamos nossos trabalhos com a entrega do TP1 pela formadora e logo após realizamos a leitura compartilhada da Unidade 1 – TP1 – Variantes Lingüísticas: dialetos e registros, Maria Antonieta Antunes Cunha, onde alguns cursistas em conjunto com a formadora socializaram a temática, e assim tivemos vários relatos, dentre eles: “As pessoas não letradas conseguem se comunicar da mesma forma que as letradas, fazendo uso dos mecanismos lingüísticos”. Após os comentários ocorreu a exibição dos slides: Variação Lingüística, Dialeto Nordestino e Chico Bento, onde aconteceu a aula expositiva, por parte da formadora tendo a participação dos cursistas, os mesmos comentaram bastante a importância  da Língua como expressão da cultura, do sujeito e dos grupos, sendo um forte elemento de transformação social do indivíduo. Principalmente no que se refere ao dialeto nordestino, pois todos enfatizaram o quanto devemos valorizar a linguagem como uma interação social do sujeito com o seu meio, e ainda foi destacado o quanto os dialetos são dinâmicos e necessários para a valorização da Língua, como um processo rico que está  sempre em construção.

Tivemos ainda a organização e divisão das Oficinas para a realização da Atividade: Variantes Lingüísticas – Chico Bento, em que os grupos se organizaram e debateram entre si a reflexão da tirinha em quadrinho, para a apresentação acontecer somente no próximo Encontro.  Após a divisão foi realizada a Leitura Compartilhada dos textos: Retrato de Velho, pág. 14 e Ciúme, pág. 20 (TP1), em seguida foi feita à reflexão oral, como a também compreensão dos textos, e os comentários sobre a relação entre língua e cultura, com o intuito de mostrar as diferenças existentes entre os dialetos etários, como também a sua relação com a cultura de cada um.

O encontro teve seqüência com a leitura do resumindo pág. 40, onde após a realização da mesma aconteceu a produção de vários dialetos pelos cursistas, os mesmos criaram oralmente uma diversidade de palavras de acordo com a cultura de cada um, enfatizando sempre, a importância de se valorizar também o cotidiano do aluno para poder trabalhar o dialeto que é utilizado no seu dia-a-dia, ou seja, é necessário realizar em sala de aula uma construção lingüística, em que os textos utilizados possam se adequar a realidade do alunado, como também valorize a Língua própria de cada nação.
Finalizando o nosso Encontro realizou-se ainda a execução das Atividades Seções 1,2 e 3 e após foram feitos os encaminhamentos à distância:
1) Escolher um Avançando na prática e aplicar na sala de aula e fazer por escrito os relatos com: introdução, objetivo, metodologia, recursos e conclusão, demonstrando o desempenho dos alunos durante o trabalho;
2) Enfatizar na sala de aula, através das oficinas, o conteúdo gênero e tipologia textual, com o intuito de revisar ou aprimorar o conteúdo já visto;
3)Cada grupo deverá pesquisar para produzir um dicionário com vários dialetos: regionais, de gênero, sociais ou profissionais (Ficará a critério de cada grupo escolher qual a opção que irá trabalhar no dicionário);
4)Responder todas as atividades propostas da Unidade 1 do TP1.
5)Estudar a Unidade 2 do TP1 para o próximo encontro


sábado, 13 de março de 2010

SLIDE EXIBIDO NO 18º ENCONTRO - VARIAÇÃO LINGUISTÍCA

sexta-feira, 12 de março de 2010

SLIDE EXIBIDO NO 18º ENCONTRO - SÓ NORDESTINO ENTENDE

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.