sexta-feira, 19 de março de 2010

AUTO-AVALIAÇÃO


 





















PROGRAMA GESTÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA



AUTO-AVALIAÇÃO


MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO BARBOSA



O Programa Gestar II possibilitou, através dos vários encontros ocorridos em 2009, uma aprendizagem que complementou o conhecimento adquirido anteriormente na minha jornada pedagógica. Assim, ao final desta primeira fascinante etapa, sinto-me inspirada, revigorada e principalmente estimulada a pesquisar e estudar sempre mais sobre a educação.

Através do excelente material (TPs e AAAs), tive a possibilidade de constatar o quanto a nossa Língua Portuguesa é dinâmica, rica e criadora de um mundo repleto de variedades, sejam elas lingüísticas ou por que não dizer vivenciais. Assim, ao desempenhar meu papel como formadora, constatei que os estudos realizados nos encontros oportunizaram belíssimos debates, troca de experiências no ensino da língua, além da constatação entusiasmada de todos os cursistas do quanto o Gestar II agrega valores e conhecimentos à prática pedagógica.

Desta forma, ao refletir sobre todo esse ano de aprendizagem qualificada que o programa proporcionou, posso afirmar na minha auto-avaliação que a formação continuada é um momento imprescindível na minha caminhada como educadora, pois além de vislumbrar novos horizontes na minha área de atuação, também acrescentou muito ao meu conhecimento referente à língua, principalmente, no que se refere aos Gêneros Textuais, onde através deste conteúdo, que tanto foi trabalhado em nossos encontros, notei o quanto é importante levar ao alunado não somente o gosto pela leitura, mas sim, a intercalação do texto com o contexto que esse aluno vivencia no seu cotidiano. E com a tipologia textual é necessário enfatizar a forma em que as informações são organizadas nos textos, pela predominância das categorias gramaticais, que levam o leitor a compreender o texto e dominar o gênero textual, de forma que possa realizar lingüisticamente objetivos específicos em várias situações sociais.

Essa experiência única fez com que o meu conhecimento atual (pós Gestar) se concretize em minhas atitudes como educadora, onde posso utilizar as várias ferramentas disponíveis nos textos do programa, para: dinamizar as aulas, enriquecer o processo de ensino/aprendizagem e reconhecer o quanto é primordial a pesquisa na minha profissão, sendo que esse reconhecimento é mérito do incentivo contínuo da nossa Formadora Doutora Caroline Rodrigues Cardoso, que foi sempre solícita e companheira durante todo esse ano produtivo do Programa, a mesma não poupou esforços em sempre atender minhas dúvidas e demonstrou através das suas ações o quanto ainda vale a pena lutar por uma educação de qualidade em nosso município.

Portanto, é com gratidão e felicidade que reconheço o quanto é válido o nosso trabalho de: planejar, auxiliar, argumentar e executar as oficinas com nossos cursistas, pois foi através deste processo que presenciei não somente a aquisição de conhecimentos dos meus cursistas, como também, o aperfeiçoamento das suas aulas e consequentemente a evolução no quadro educacional da rede municipal, onde os mesmos trabalharam e levaram para os seus alunos metodologias eficazes, que trouxeram um “novo olhar” para as aulas de português.


1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fátima,

Como diz Guimarães Rosa, "Mestre não é quem semprev ensina,mas quem de repente aprende" vendo sua auto-avaliação, percebe-se como foi enriquecedora sua experiência no Gestar. Eu também já fui aluna do GESTAR e agora estou cursando o PROGESTÃO. EStou muito contente!

Felicidades!
Ildete Silveira
ilde_s@hotmail.com

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.