domingo, 14 de março de 2010

TRABALHOS REALIZADOS NO 18°ENCONTRO



Nosso Encontro iniciou com um belíssimo Vídeo para deleite: Samba do Arnesto na interpretação dos Demônios da Garoa, onde foi exibida em forma de charge a música, em seguida todos debateram sobre a variação lingüística, dando enfoque ao aspecto importante da comunicação em nossas vidas, pois mesmo através de vários dialetos a mensagem conseguiu ser transmitida.

Continuamos nossos trabalhos com a entrega do TP1 pela formadora e logo após realizamos a leitura compartilhada da Unidade 1 – TP1 – Variantes Lingüísticas: dialetos e registros, Maria Antonieta Antunes Cunha, onde alguns cursistas em conjunto com a formadora socializaram a temática, e assim tivemos vários relatos, dentre eles: “As pessoas não letradas conseguem se comunicar da mesma forma que as letradas, fazendo uso dos mecanismos lingüísticos”. Após os comentários ocorreu a exibição dos slides: Variação Lingüística, Dialeto Nordestino e Chico Bento, onde aconteceu a aula expositiva, por parte da formadora tendo a participação dos cursistas, os mesmos comentaram bastante a importância  da Língua como expressão da cultura, do sujeito e dos grupos, sendo um forte elemento de transformação social do indivíduo. Principalmente no que se refere ao dialeto nordestino, pois todos enfatizaram o quanto devemos valorizar a linguagem como uma interação social do sujeito com o seu meio, e ainda foi destacado o quanto os dialetos são dinâmicos e necessários para a valorização da Língua, como um processo rico que está  sempre em construção.

Tivemos ainda a organização e divisão das Oficinas para a realização da Atividade: Variantes Lingüísticas – Chico Bento, em que os grupos se organizaram e debateram entre si a reflexão da tirinha em quadrinho, para a apresentação acontecer somente no próximo Encontro.  Após a divisão foi realizada a Leitura Compartilhada dos textos: Retrato de Velho, pág. 14 e Ciúme, pág. 20 (TP1), em seguida foi feita à reflexão oral, como a também compreensão dos textos, e os comentários sobre a relação entre língua e cultura, com o intuito de mostrar as diferenças existentes entre os dialetos etários, como também a sua relação com a cultura de cada um.

O encontro teve seqüência com a leitura do resumindo pág. 40, onde após a realização da mesma aconteceu a produção de vários dialetos pelos cursistas, os mesmos criaram oralmente uma diversidade de palavras de acordo com a cultura de cada um, enfatizando sempre, a importância de se valorizar também o cotidiano do aluno para poder trabalhar o dialeto que é utilizado no seu dia-a-dia, ou seja, é necessário realizar em sala de aula uma construção lingüística, em que os textos utilizados possam se adequar a realidade do alunado, como também valorize a Língua própria de cada nação.
Finalizando o nosso Encontro realizou-se ainda a execução das Atividades Seções 1,2 e 3 e após foram feitos os encaminhamentos à distância:
1) Escolher um Avançando na prática e aplicar na sala de aula e fazer por escrito os relatos com: introdução, objetivo, metodologia, recursos e conclusão, demonstrando o desempenho dos alunos durante o trabalho;
2) Enfatizar na sala de aula, através das oficinas, o conteúdo gênero e tipologia textual, com o intuito de revisar ou aprimorar o conteúdo já visto;
3)Cada grupo deverá pesquisar para produzir um dicionário com vários dialetos: regionais, de gênero, sociais ou profissionais (Ficará a critério de cada grupo escolher qual a opção que irá trabalhar no dicionário);
4)Responder todas as atividades propostas da Unidade 1 do TP1.
5)Estudar a Unidade 2 do TP1 para o próximo encontro


0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.