terça-feira, 1 de setembro de 2009

“APRECIAÇÃO DO ARTIGO: SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL”.


PROGRAMA GESTÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA


 “APRECIAÇÃO DO ARTIGO: SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL”.

MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO BARBOSA


O artigo publicado no site de Stella Maris Bortoni-Ricardo expõe claramente que a educação deve ser aperfeiçoada, preservada e acima também é “exigência” feita por todo brasileiro. Assim, não importa a profissão ou a classe a qual pertencemos, o que vale é ânsia de buscar o conhecimento para modificar a nossa existência consequentemente ter um compromisso firmado com o futuro e desenvolvimento educacional das crianças se adolescentes do nosso país.

A autora chama atenção ainda para um país “letrado” com um sistema público de educação voltado para a formação do cidadão brasileiro. Essa visão idealista que para muitos pode ser hipocrisia ou utopia, na realidade é firmada no principio que não se pode omitir as deficiências do ensino público, sejam elas originadas dos políticos ou até mesmo do professor incapacitado de auxiliar seu aluno na construção do conhecimento.

Ainda no que se refere a esse “novo” olhar para a educação é preciso também abandonar práticas arcaicas, metodologias retrógradas e a antiga “decoreba”, que apenas alienam o alunado. Já que existem várias pesquisas e novas metodologias, porque não leva-lás para a sala de aula? Esse questionamento oferecido pelo artigo é algo evidente no mundo atual.

Porém, a autora afirma ainda que apesar de tantos avanços científicos e tecnologias nesse “novo mundo”, o docente continua a ensinar da mesma forma de antes e isso é decorrente da falta de capacitação e pesquisa na sua área. Ora, todo profissional competente, seja da profissão mais simplória ao cargo mais elevado, tem a necessidade de buscar atualização sobre o seu trabalho, novas práticas e até mesmo novos princípios. O aluno de hoje é rápido, dinâmico, reflexivo, sendo um reflexo da sociedade em que vive e por esse motivo um professor “parado no tempo” não irá atender nem os desejos da sua profissão e tão pouco sua ânsia pessoal de viver e transformar o  meio em que vive.


Portanto, mesmo diante da modernização das escolas, quando adquirem laboratórios caríssimos repletos de computadores e internet, ainda assim não acontece plenamente o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é necessário saber conciliar a prática pedagógica com os avanços tecnológicos e deixar de lado projetos voltados somente para a memorização, ao invés disso, é preciso oportunizar para o alunado condições para que o mesmo desenvolva suas habilidades e entenda o que o conteúdo exposto em sala de aula serve para sua vida. E assim teremos de fato uma educação básica voltada para a socialização e cidadania, onde a escola proporciona práticas educativas que contribuem de maneira crítica e construtiva. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela apreciação desse lindo artigo! Sou aluna de pedagogia e fico mt feliz em saber que "ainda" existe educadores capazes de entender que a nossa educação é formada por todos, desde o mais humilde ao mais nobre. Boa sorte na produção de textos interessantes como o dessa postagem!!

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Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

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"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

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Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.