quarta-feira, 5 de maio de 2010

DIA DE ESTUDO – EM 25/03/2010 – 20º ENCONTRO

                   Iniciamos mais um dia de estudo com a recepção alegre e festiva da nossa formadora, onde a mesma após receber a todos com o seu espírito alegre,dinâmico e comunicativo exibiu um instrutivo vídeo sobre produção textual. Logo após a exibição do vídeo realizamos a leitura do  texto: "Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças" de Carlos Drummond de Andrade. O texto despertou o interesse de todos e vários comentários surgiram, entre eles: qual seria e educação que desejamos para nossas crianças? Como o processo de ensino-aprendizagem está sendo realizado em nosso município?. Assim tivemos um proveitosos momento de debate argumentativo entre nossos cursistas proporcionado pela leitura e reflexão do texto.
                    
           Em seguida continuamos nossos trabalhos com a leitura do Relatório referente ao 19º Encontro,como também a realização da Leitura Compartilhada da  Unidade 03 – TP1 – O texto como centro das experiências no ensino da língua - Maria Antonieta Antunes Cunha. págs. 97. Após a exposição argumentativa da formadora comentamos sobre a importância do texto para o ensino da Língua Portuguesa,sendo que constatamos mais uma vez como é necessário sabermos trabalhar corretamente o estudo do texto com nossos alunos.
                
                Ao término das reflexões sobre a introdução da Unidade 03, a formadora organizou e fez a divisão das Oficinas a serem trabalhadas durante nosso encontro, que ficaram da seguinte forma:
Grupo 01 – Seção 1 – “Afinal o que é texto?” – págs. 98 a 105 e Ler,compreender e responder: “O texto escrito”(Xerox).
Grupo 02 – Seção 2 – “Por que trabalhar com textos” – págs. 106 a 113 e Estudo do Texto: Amendoim, onde mesmo deverá ser trabalho pelo grupo da seguinte forma: associar o texto verbal a imagem, realizar predições(hipóteses) sobre o texto lido e justificar a importância do texto de acordo com o tema da oficina trabalhada.
Grupo 03 – Seção 3 – “Os pactos de leitura” – págs. 114 a 120 e  Propaganda: Criação de um outdoor que promova ou incentive a leitura, tendo como auxílio a Aula 7, AAA1.  
                    Realizado o estudo e debate dentro dos grupos sobre o conteúdo trabalhado nas oficinas realizamos a apresentação das mesmas. Durante a socialização foi possível constatar o quanto tivemos um encontro proveitoso e rico em conhecimento,pois os cursistas fizeram exposições brilhantes,dinâmicas,contextualizadas e fundamentadas no TP1. Assim demonstraram várias formas de trabalhar o texto em sala de aula,sempre tendo como fonte o material utilizado no GESTAR.
                    No final do nosso Encontro a formadora agradeceu, elogiou as apresentações e orientou as atividades à distância,tais como:
a)Cada grupo deverá escolher uma Aula do AAA1 referente as Unidades 3,planejar e aplicar a mesma com seus alunos, realizando um relatório, onde deverão ser expostas: as dificuldades, participações dos alunos e o aprendizado da turma.
b)Organização do portífolio;
c)Estudar a Unidade 04 para o próximo Encontro.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.