domingo, 9 de maio de 2010

ESTUDO REALIZADO EM 06/05/2010 - 23º ENCONTRO

              Nosso primeiro Encontro do mês de maio teve inicio com a recepção carinhosa da nossa formadora, onde a mesma deu as boas vindas e recebeu a todos com carisma,humor e disposição para mais um dia de estudo. Iniciamos com a Leitura do Relatório referente ao 22º Encontro e logo após foi feita a  Leitura Compartilhada  da Unidade 06 – TP2 – A frase e sua organização. pág. 45, onde debatemos o assunto sintaxe e sua importância no estudo da língua.
                   
                      Dando continuidade a formadora realizou a exibição de slides sobre a Sintaxe, em que explicou conceitos, classificação e exemplos de frases,como também deixou bastante claro que a sintaxe deve ser trabalhada de forma clara,dinâmica,rica e persistente para que nossos alunos possam compreender mais esse aspecto fundamental do português. Em seguida a turma foi dividida em dois grupos para a realização de uma Roda de Leitura, cujo tema foi: Seção 1 - O que é frase. Págs. 46 a 51. Após a reflexão nos grupos o assunto foi socializado entre todos, assim tivemos um momento rico em debates e conhecimentos sobre o assunto “frase”.
                     
                      Ao término da socialização começamos a trabalhas as Oficinas da Unidade 06, as quais foram divididas da seguinte forma:
Grupo 01 – Seção 2 – “O período e a oração”– págs. 52 a 57 e  Realizar a leitura,debate e socialização do Planejamento oferecido para o grupo sobre sintaxe.
Grupo 02 – Seção 3 – “As várias possibilidades de organização da frase e do período” págs.58 a 66 e Realizar a leitura, debate e socialização do Planejamento oferecido para o grupo sobre sintaxe.

                      Feita divisão, reflexão e debate nos grupos do conteúdo estudado a formadora iniciou as apresentações solicitando que os trabalhos fossem abertos pelo primeiro grupo, em que o mesmo foi brilhante na sua argumentação,demonstrando domínio do conteúdo e apresentando as formas possíveis de trabalhar o assunto sintaxe em sala de aula. Em seguida o segundo grupo apresentou sua oficina também de forma dinâmica, sendo que explorou bastante o TP2 demonstrando como é importante conciliar o conteúdo do mesmo com o do livro utilizado em sala de aula. Finalizando as apresentações tivemos o momento final do nosso encontro com o encaminhamento das atividades à distância, tais como:
a)Os grupos deverão aplicar o planejamento que foi trabalhado na sua oficina juntamente com seus alunos e redigir um relatório que exponha: a receptividade dos alunos, as dificuldades encontradas e o aprendizado da turma diante do que foi aplicado.
b)Ficará a critério de cada cursista escolher um Avançando na Prática da Unidade 06 e trabalhar o mesmo em sala de aula, sendo que deverá fazer um relatório onde irá demonstrar como foi desenvolvida essa aula.
c)Organização do portífolio;
d)Estudar a Unidade 07 para o próximo Encontro.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.