quinta-feira, 6 de maio de 2010

RELATOS REFERENTES AO 21º ENCONTRO – EM 08/04/2010

                       Realizamos mais um encontro da nossa formação nessa manhã de quinta-feira,onde tivemos logo na abertura a exibição de um vídeo para deleite e logo em seguida continuamos com a Leitura do Relatório referente ao nosso Encontro anterior. Dando continuidade foi feita a Leitura Compartilhada  da Unidade 04 – TP1 – A intertextualidade. pág 133. Após a leitura refletimos,debatemos e exploramos bastante o assunto “Intertextualidade”, pois o mesmo é de fundamental importante para nossa língua.  
                             
                 Feita a leitura compartilhada tivemos em seguida a Exibição de Slides: Intertextualidade, a qual foi bastante explorado o assunto pela formadora,onde a mesma explicou com maestria a relação existente entre os textos da nossa língua. Após a aula expositiva continuamos nossos estudados realizando a leitura, reflexão e debate da Seção 1 - O diálogo entre textos: a intertextualidade. pág134 a 137 do TP1, onde também foi trabalhada a “Fábula A Raposa e as uvas” pág 138 a 139. Neste momento importantíssimo do nosso encontro à formadora fez uma leitura dinâmica,viva e contextualizada, enaltecendo o quanto a intertextualidade deve ser trabalhada em vários tipos de textos.
                          
                      Após os comentários sobre a fábula foi realizada a organização como também a divisão das Oficinas,que ficaram da seguinte forma:
Grupo 01 – Seção 2 – “As várias formas da intertextualidade”– págs. 139 a 145 e  Ler, debater, refletir e criar uma paródia para o texto “O patinho realmente feio” pág.141.
Grupo 02 – Seção 3 – “O ponto de vista” pág.145 a 151 e Realizar o debate e  a reflexão sobre como  trabalhar os temas: ponto de vista e foco narrativo em sala de aula ao explorar o texto literário.
Grupo 03 –  “Resumindo” págs 151 e 152 e Escolher dois textos, dentre as Unidades do TP1, e realizar a intertextualidade entre os mesmos.
                           
                      Assim continuamos nosso encontro com a apresentação e socialização das Oficinas sobre intertextualidade, onde as mesmas foram criativas, instrutivas,alegres e argumentativas. Os cursistas exploraram bastante o tema trabalhado em cada grupo,sendo que a formadora também fez vários comentários que só enriqueceram ainda mais cada apresentação. Realizadas todas as apresentações chegamos ao término do nosso estudo desta quinta-feira, onde tivemos no encerramento o encaminhamento das atividades à distância,que foram:
a)Cada grupo deverá executar a Atividade sobre a: “A Raposa e as uvas” em sala de aula com seus alunos, sendo que no próximo encontro deverá ser entregue um relatório demonstrando como foi organizada, executada e respondida essa atividades nas séries trabalhadas. 
b)Os grupos também deverão realizar o planejamento proposta pela formadora e redigir um relatório que exponha: a receptividade dos alunos, as dificuldades encontradas e o aprendizado da turma diante do que foi aplicado.
c)Organização do portífolio;
d)Estudar a Unidade 05 para o próximo Encontro.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.