sábado, 29 de agosto de 2009

REGISTRO DO 6º ENCONTRO – EM 06/08/2009

O encontro teve início “as 7:30 da manhã onde apreciarmos através de análise na Unidade 12 a inter-relação entre gêneros e tipos textuais do TP3. Iniciamos nossas atividades com  a leitura do texto “Tecendo a manhã”, de João Gabral de Melo Neto e em seguida fizemos a comparação do mesmo com a  temática abordada no TP3: “Trabalho”.

    No momento surgiram várias discussões enriquecedoras e prazerosas, em relação ao verbo “tecer”, que significa entrelaçar unidades e partes a fim de formar um todo inter-relacionado (texto). Esse significado se aplica também ao texto “Tecendo a manhã” onde é possível comparar o canto do galo também a uma “tecelagem sonora”, pois estabelece uma comunicação entre seres da mesma espécie e esse ato é um prenúncio de um novo dia. Portanto, ainda nesta intertextualidade podemos notar que o  canto do galo, ao estabelecer a comunicação, também poderá formar um novo texto, já que o mesmo é organizado em várias partes, assim como os vários gritos que formam uma teia entre os galos.

    Analisamos também as sequências tipológicas em gêneros textuais nos slides páginas 152 e 154 e logo em seguida foi exposto pela professora formadora a intertextualidade entre gêneros textuais da página 164 e slides do texto 1 e 2 sendo complementado com os vídeos: “Bom Brill” e “Pinho Brill”. Os vídeos atraíram bastante os cursistas deixando-os atentos e satisfeitos proporcionando uma melhor compreensão do assunto.

      Realizamos ainda a oficina das páginas 124  e 125, com o objetivo de produzir um texto referente as tipologias: narrativo, descritivo e dissertativo. E logo percebemos que não há um texto totalmente puro, ou seja, são mesclados ocorrendo assim uma  relação entre as tipologias. Demonstrando assim que é necessário encontrar o fator que determina a predominância do tipo textual. 
               
                       Portanto, tivemos um encontro de grande proveito e os encaminhamentos extra-classe foi a realização da oficina “Os operários”, do TP3 página 124 e 125, para serem trabalhados em sala de aula com os alunos dos cursistas, e os mesmo  trazerem os relatos de como foi o procedimento dessa aplicação. 


Link para o video "Bom Brill" - Comerciais Memoraveis  

Link para o video "Pinho Brill" - Bom Brill

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.