No momento surgiram várias discussões enriquecedoras e prazerosas, em relação ao verbo “tecer”, que significa entrelaçar unidades e partes a fim de formar um todo inter-relacionado (texto). Esse significado se aplica também ao texto “Tecendo a manhã” onde é possível comparar o canto do galo também a uma “tecelagem sonora”, pois estabelece uma comunicação entre seres da mesma espécie e esse ato é um prenúncio de um novo dia. Portanto, ainda nesta intertextualidade podemos notar que o canto do galo, ao estabelecer a comunicação, também poderá formar um novo texto, já que o mesmo é organizado em várias partes, assim como os vários gritos que formam uma teia entre os galos.
Analisamos também as sequências tipológicas em gêneros textuais nos slides páginas 152 e 154 e logo em seguida foi exposto pela professora formadora a intertextualidade entre gêneros textuais da página 164 e slides do texto 1 e 2 sendo complementado com os vídeos: “Bom Brill” e “Pinho Brill”. Os vídeos atraíram bastante os cursistas deixando-os atentos e satisfeitos proporcionando uma melhor compreensão do assunto.
Realizamos ainda a oficina das páginas 124 e 125, com o objetivo de produzir um texto referente as tipologias: narrativo, descritivo e dissertativo. E logo percebemos que não há um texto totalmente puro, ou seja, são mesclados ocorrendo assim uma relação entre as tipologias. Demonstrando assim que é necessário encontrar o fator que determina a predominância do tipo textual.
Portanto, tivemos um encontro de grande proveito e os encaminhamentos extra-classe foi a realização da oficina “Os operários”, do TP3 página 124 e 125, para serem trabalhados em sala de aula com os alunos dos cursistas, e os mesmo trazerem os relatos de como foi o procedimento dessa aplicação.
Link para o video "Bom Brill" - Comerciais Memoraveis
Link para o video "Pinho Brill" - Bom Brill
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa