quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Resenha do texto: "Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado" de Maria Luiza Monteiro Sales Coroa


PROGRAMA GESTÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA



RESENHA CRÍTICA – GÊNEROS TEXTUAIS: DO INTUITIVO AO SISTEMATIZADO 



O texto “Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado”, de Maria Luiza Monteiro Sales Coroa, aborda que o trabalho organiza o modo de vida social e sempre está vinculado a aquisição de dinheiro, onde se deixa de lado as atividades que não são remuneradas e, portanto, não são consideradas trabalho por não serem uma fonte de renda na sociedade atual. Assim, até mesmo o serviço solidário prestado por algumas entidades filantrópicas pode não ser considerado trabalho, já que é uma prestação de serviço sem fim lucrativo e desta forma muitas vezes é desvalorizado na sociedade atual.


O trabalho simboliza também uma forma de se firmar no meio social, ou seja, possibilita que o indivíduo se torne cidadão de fato, a partir do momento que é produtivo para o meio social capitalista e desta forma o trabalho sempre está presente na vida humana, assim como a linguagem que possibilita: a ação do homem no mundo, execução do trabalho e principalmente a reflexão sobre o que é “trabalho”.

Assim, através do uso de textos que possuem como tema o trabalho, a autora explora o gênero textual e suas características, sempre dando prioridade ao gênero intuitivo, em que demonstra claramente que o homem é um ser falante por natureza e utiliza várias formas de organizar sua fala de acordo com o contexto ou com a situação em que se encontra. E por isso os vários tipos de gêneros textuais podem ser relacionados de acordo com a situação de produção (o trabalho executado) e podendo se desenvolver a competência sociocomunicativa.


Portanto, a proposta apresentada neste texto é demonstrar que na prática os falantes de uma língua utilizam os diferentes tipos de gêneros textuais, tanto para se expressar como para desenvolver a prática social, sendo que cabe ao ambiente escolar aproveitar o conhecimento intuitivo, sistematizar e tornar consciente a importância dessa utilização. É na sala de aula que são gerados cidadãos críticos, atuantes e transformadores do meio social e por isso também se adquire a concepção do que é  “trabalho” e para tanto a utilização dos gêneros textuais é muito importante.
                                                                            
                                                       By  Fátima Boré

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