O trabalho simboliza também uma forma de se firmar no meio social, ou seja, possibilita que o indivíduo se torne cidadão de fato, a partir do momento que é produtivo para o meio social capitalista e desta forma o trabalho sempre está presente na vida humana, assim como a linguagem que possibilita: a ação do homem no mundo, execução do trabalho e principalmente a reflexão sobre o que é “trabalho”.
Assim, através do uso de textos que possuem como tema o trabalho, a autora explora o gênero textual e suas características, sempre dando prioridade ao gênero intuitivo, em que demonstra claramente que o homem é um ser falante por natureza e utiliza várias formas de organizar sua fala de acordo com o contexto ou com a situação em que se encontra. E por isso os vários tipos de gêneros textuais podem ser relacionados de acordo com a situação de produção (o trabalho executado) e podendo se desenvolver a competência sociocomunicativa.
Portanto, a proposta apresentada neste texto é demonstrar que na prática os falantes de uma língua utilizam os diferentes tipos de gêneros textuais, tanto para se expressar como para desenvolver a prática social, sendo que cabe ao ambiente escolar aproveitar o conhecimento intuitivo, sistematizar e tornar consciente a importância dessa utilização. É na sala de aula que são gerados cidadãos críticos, atuantes e transformadores do meio social e por isso também se adquire a concepção do que é “trabalho” e para tanto a utilização dos gêneros textuais é muito importante.
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa