terça-feira, 27 de outubro de 2009

RELATÓRIO - 9º ENCONTRO(EM 17/09/09) - FEITO PELA CURSISTA ROSEMAIRE RODRIGUES DOS SANTOS


                   O 9º Encontro teve um início reflexivo e acolhedor, através da leitura compartilhada da Crônica de Maurício de Sousa, sendo que a mesma enfatizou a importância da leitura em nossa vida e o êxito do aluno com o acompanhamento familiar.  Em seguida foi lido o relatório referente ao encontro anterior pela cursista Maria Meireles, como também a apresentação das oficinas extra-classe do encontro anterior. O primeiro grupo apresentou a imagem do dia-a-dia, fizeram ainda, uma relação do mesmo com as lembranças do cotidiano. Já o segundo grupo, deixou claro, as diferentes situações de leitura e como o professor deverá utilizar essa ferramenta para que o aluno possa alcançar a compreensão. 
                
                  Após o término das apresentações tivemos a introdução da Unidade 15 do TP04 com a exibição do Videotube “Ler” de Luís Fernando Veríssimo, onde surgiram reflexões, debates e comentários sobre a leitura e a sua aplicabilidade na vida do educando. Em seguida foi exposto o conteúdo das págs. 114 a 116, em slides pela formadora, que explanou com excelência o tema da leitura. Logo após tivemos a contextualização do conteúdo através da exibição do vídeo "Aprender a ler"  do MEC, que demonstrou o quanto a leitura é de suma importância  para o indivíduo, pois esta amplia seus conhecimentos e abri um leque de oportunidades. Porém, cabe ao professor, através do seu trabalho, seduzir o aluno a ter prazer  pela leitura. Após a exibição do vídeo surgiram várias exposições orais dos cursistas sobre a indução no processo da leitura, como também a realização das Atividade 01 e 02, págs. 116 e 117(oralmente).

                 Continuando a Unidade foi exibido o slide com o texto “Admirável mundo louco” pg 118, onde o mesmo foi bastante argumentado, compreendido e interpretado, através de exercícios orais sobre o texto (págs. 119 e 120). E para finalizar  a Unidade 15 foi exposto em slides o “Resumindo” das págs. 125 e 143.

                  O encontro teve seqüência com a Unidade 16, onde foi realizada a leitura compartilhada do texto: “A produção textual – Crenças, teorias e fazeres” de Silvana Bonaccorsi Barbato. Logo após “iniciamos” a realização de oficinas das págs. 160 a 196, sendo que ficou para terminarmos as mesmas no próximo encontro.
                   
                  Encerramos o encontro com os encaminhamentos para casa que foram, os seguintes: realização de oficinas em grupo págs. 125 a 142, escolher duas Oficinas do AAA4 para realizar em sala de aula e fazer um relatório sobre as aprendizagens do aluno, desenvolver o projeto de leitura e escrita, organizar o portfólio e estudar o TP05 – Unidades 17 e 18 – respondendo as questões. 

Vídeo You Tube "Ler" de Luís Fernando Veríssimo





0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.