quinta-feira, 29 de outubro de 2009

RELATOS DO DIA DE ESTUDO REFERENTE AO 11º ENCONTRO (22/10/09) – ELABORADO PELO CURSISTA NATAL


O encontro se iniciou as 7:30 com um momento de recepção e reflexão feito pela formadora. Em seguida após a socialização com os cursistas aconteceu a leitura reflexiva do texto: “O lutador”, de Carlos Drummond de Andrade, onde foi enfatizado a importância do ato de escrever e das palavras em nossas vidas.

Após a reflexão do texto para deleite realizou-se a leitura do Relatório referente ao encontro anterior pela cursista Genésia, em seguida teve continuidade as apresentações dos grupos: 3º, 5º,6º e 7º (referente também ao encontro anterior). Ao término das apresentações aconteceu a socialização das oficinas do AAA 04 que foram desenvolvidas em sala de aula pelos cursistas.

Iniciou-se a Unidade 18 com a realização da dinâmica “Interpretação de textos”, onde a formadora distribuiu uma lista numerada com várias ações a serem realizadas pelos cursistas. Durante a realização da dinâmica aconteceu um momento de descontração, integração e participação de todos, sendo que no final da mesma, foi observada que o objetivo foi atingido, ou seja, os cursistas constataram o quanto é importante tanto para o professor como para o aluno interpretar direito um texto e consequentemente perceber a importância da coerência dentro do mesmo. Em seqüência foi realizada a leitura compartilhada da Unidade 18 do TP 05 – Coerência Textual págs. 69 e 70. Logo após  a formadora apresentou os slides sobre Coerência e a exibição do Vídeo You tub “Águas de Março” – Elis Regina e Tom Jobim, onde foi explorado o texto coerente sem coesão.

O encontro transcorreu com a exibição de várias montagens (em slides) pela formadora, onde foi explorado o tema Continuidade de sentidos, págs. 71 a 73. Em seguida os cursistas responderam coletivamente as págs. 76 e 77.  Após o debate e reflexão das atividades teve início a realização das oficinas das págs. 78 a 105, sendo que nem todos os grupos apresentaram ainda neste encontro. Tivemos um encontro muito proveitoso, ríquissimo  de conhecimentos,com  excelente receptividade dos cursistas, participação de todos e brilhante transmissão tanto de experiência de vida como de sabedoria por parte da nossa querida formadora Maria de Fátima. Finalizando a formadora fez o encaminhamento das atividades a distância e foi marcada a realização do 12º Encontro.

Veja abaixo o Video You Tub  exibido durante o Encontro.





0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.