quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO 10º ENCONTRO FEITO PELA CURSISTA GENÉSIA SAMPAIO DE SOUSA (01.10.09)



Iniciamos as 7:30hs com uma calorosa saudação da formadora Maria de Fátima recebendo os cursistas. Em seguida a mesma fez uma reflexão bíblica agradecendo a Deus por mais um dia de Paz. Logo após foi entregue um texto para deleite, cujo o título foi: “Língua” de Gilberto Mendonça e depois tivemos um momento de debate e participação com várias opiniões sobre o texto exposto.

Após a leitura do Relatório do 9º Encontro que foi  feita pela professora Rosimare, os grupos continuaram as apresentações referentes ao encontro anterior, onde os mesmos abordaram diversas situações de leitura. Em seguida foi realizada uma dinâmica criativa e participativa, em que foi entregue para cada cursista o nome de um cantor, demonstrando o estilo de época de cada um.

Teve início o estudo do TP05, em que foi bastante enfatizado o conceito e o objetivo da Estilística. Realizamos a  leitura compartilhada da Unidade 17 – Estilística págs. 13 e 14. E na Seção 1, págs 15 a 20, que  foi trabalhada com bastante ênfase a Noção de Estilo. Na sequência aconteceu a leitura do poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, onde observamos a riqueza do mesmo quanto a sonoridade, musicalidade, regionalismo, rima, repetição e outros recursos da língua , sendo que em seguida debatemos e fizemos a análise do poema também através do Vídeo You tube “Trem de Ferro”.

A formadora direcionou as atividades das págs. 21 a 31, envolvendo sempre o assunto em estudo e depois foram divididos vários grupos para a realização das Oficinas, porém o tempo não foi suficiente para a apresentação de todos os grupos e antes do encerramento foram encaminhadas às atividades à distância para serem realizadas com os alunos. Finalizando encerramos o encontro as 11:30.


OFICINAS REALIZADAS PELOS GRUPOS DURANTE O ENCONTRO

 GRUPO 02 - Figuras de pensamento - Sonoro (Aliteração e Assonância) - Textos: A língua do "F" e a Onda, Manuel Bandeira;
Objetivo da Atividade - Encontrar as Figuras Sonoras nos textos e utilizar uma dinâmica criativa para realizar a atividade. 

GRUPO 03 - Musicalidade do texto em prosa - Teu nome e Fiapo de Trapo;
Objetivo da Atividade -Demonstrar a musicalidade como estilo no texto em prosa e em verso e explicar a diferença entre recurso de estilo e defeito de estilo (TP 05 pág. 40). 

GRUPO 04 -Figura de Linguagem.
Objetivo da Atividade -Identificar a figura de linguagem utilizada nas músicas "Metáfora", Gilberto Gil e "Os meninos do chafariz", de Júlio Emilio Braz e utilizar a dinâmica de forma criativa.  

GRUPO 05-Palavras são palavras, págs. 36 a 42. Texto: “Mudanças”, Luís F. Veríssimo.
Objetivo da Atividade - Fazer a relação entre os textos e exemplificar a transformação do mundo e do ser humano em relação à necessidade sociocomunicativa.  


GRUPO 06-A Estilística da frase e da enunciação, págs. 43 a 51;
Objetivo da Atividade -Ler o texto e explanar sobre o discurso direto e indireto e utilizar o texto no envelope e pontua-lo, demonstrando a transformação do discurso indireto em discurso direto.
 
GRUPO 07- Ampliando nossas referencias, págs. 54 a 59;
Objetivo da Atividade-Ler o texto e utilizar os textos diversos para exemplificar a temática da Unidade estudada.

MATERIAL USADO NA DINÂMICA SOBRE O ESTILO DE CADA CANTOR.


































VEJA ABAIXO O VÍDEO "TREM DE FERRO" - MANOS DO MALLET





0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.