Iniciamos as 7:30hs com uma calorosa saudação da formadora Maria de Fátima recebendo os cursistas. Em seguida a mesma fez uma reflexão bíblica agradecendo a Deus por mais um dia de Paz. Logo após foi entregue um texto para deleite, cujo o título foi:“Língua” de Gilberto Mendonçae depois tivemos um momento de debate e participação com várias opiniões sobre o texto exposto.
Após a leitura do Relatório do 9º Encontro que foi feita pela professora Rosimare, os grupos continuaram as apresentações referentes ao encontro anterior, onde os mesmos abordaram diversas situações de leitura. Em seguida foi realizada uma dinâmica criativa e participativa, em que foi entregue para cada cursista o nome de um cantor, demonstrando o estilo de época de cada um.
Teve início o estudo do TP05, em que foi bastante enfatizado o conceito e o objetivo da Estilística. Realizamos a leitura compartilhada da Unidade 17 – Estilística págs. 13 e 14. E na Seção 1, págs 15 a 20, que foi trabalhada com bastante ênfase a Noção de Estilo. Na sequência aconteceu a leitura do poema“Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, onde observamos a riqueza do mesmo quanto a sonoridade, musicalidade, regionalismo, rima, repetição e outros recursos da língua , sendo que em seguida debatemos e fizemos a análise do poema também através doVídeo You tube “Trem de Ferro”.
A formadora direcionou as atividades das págs. 21 a 31, envolvendo sempre o assunto em estudo e depois foram divididos vários grupos para a realização das Oficinas, porém o tempo não foi suficiente para a apresentação de todos os grupos e antes do encerramento foram encaminhadas às atividades à distância para serem realizadas com os alunos. Finalizando encerramos o encontro as 11:30.
OFICINAS REALIZADAS PELOS GRUPOS DURANTE O ENCONTRO
GRUPO 02 -Figuras de pensamento - Sonoro (Aliteração e Assonância) - Textos: A língua do "F" e a Onda, Manuel Bandeira; Objetivo da Atividade -Encontrar as Figuras Sonoras nos textos e utilizar uma dinâmica criativa para realizar a atividade.
GRUPO 03 - Musicalidade do texto em prosa - Teu nome e Fiapo de Trapo; Objetivo da Atividade -Demonstrar a musicalidade como estilo no texto em prosa e em verso e explicar a diferença entre recurso de estilo e defeito de estilo (TP 05 pág. 40).
GRUPO 04 -Figura de Linguagem. Objetivo da Atividade -Identificar a figura de linguagem utilizada nas músicas "Metáfora", Gilberto Gil e "Os meninos do chafariz", de Júlio Emilio Braz e utilizar a dinâmica de forma criativa.
GRUPO 05-Palavras são palavras, págs. 36 a 42. Texto: “Mudanças”, Luís F. Veríssimo. Objetivo da Atividade - Fazer a relação entre os textos e exemplificar a transformação do mundo e do ser humano em relação à necessidade sociocomunicativa.
GRUPO 06-A Estilística da frase e da enunciação, págs. 43 a 51; Objetivo da Atividade -Ler o texto e explanar sobre o discurso direto e indireto e utilizar o texto no envelope e pontua-lo, demonstrando a transformação do discurso indireto em discurso direto. GRUPO 07- Ampliando nossas referencias, págs. 54 a 59; Objetivo da Atividade-Ler o texto e utilizar os textos diversos para exemplificar a temática da Unidade estudada.
MATERIAL USADO NA DINÂMICA SOBRE O ESTILO DE CADA CANTOR.
VEJA ABAIXO O VÍDEO "TREM DE FERRO" - MANOS DO MALLET
0
comentários:
Postar um comentário
Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!! Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita. Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa
Sou Maria de Fátima Ribeiro Barbosa, maranhense de Graça Aranha, filha do maestro Rodrigo José Ribeiro (conhecido como Rodrigo Boré) e da professora Lindalva Barbosa Ribeiro.
Desde os cinco anos de idade, por volta de 1959, comecei a caminhar para o colégio com a minha mãe que era professora “normalista”, cujo sonho era ver-me uma grande educadora. Então tive no meu alicerce o incentivo e principalmente o "amor" pela arte de educar, assim como também pela música, na qual atuei uma temporada como solista de acordeão acompanhando meu pai, que era proprietário de uma grande banda musical.
E de fato seu sonho se concretizou, pois sou professora formada em Letras/Literatura pela Universade Estadual do Maranhão e Pós-Graduada em Linguística pelas Universidades Integradas de Amparo - SP. Atualmente estou atuando na rede municipal de Imperatriz, no cargo de professora do Ensino Fundamental Maior e em Açailândia, sou Técnica em Assuntos Educacionais Língua Portuguesa e trabalho com a Formação Continuada de Professores das Séries Finais (GESTAR II).
Ao longo de toda a minha carreira de docente tive mestres que são exemplos de vida e com eles adquiri o hábito da leitura, porém uma leitura especial e não menos importante do que a convencional:"a leitura de mundo”, onde me considero uma leitora ávida, sedenta e sensível, não somente o que está escrito nos livros, mas aprendi e gosto de ler: as pessoas, o que estar ao meu redor, filmes, literatura de cordel, repentes, emboladas, literatura regionalista e romântica.
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa