domingo, 8 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO 14º ENCONTRO - REALIZADO EM 12/11/09


                    O encontro se iniciou fora do horário habitual, devido a problemas técnicos na organização da sala, porém mesmo diante do atraso iniciamos os trabalhos com a aula expositiva da formadora sobre a Unidade que iria ser trabalhada durante o encontro, em seguida, tivemos a aplicação da dinâmica “Propagandas de produtos com defeito”, onde aconteceu um momento de originalidade, participação, espontaneidade, produtividade e criatividade. Os cursistas venderam seu produto “com defeito” demonstrando que os argumentos prevalecem diante de qualquer situação, mesmo quando o produto não tem mais utilidade. Além de venderem oralmente o produto a propaganda também foi escrita(produção de texto) para registrar a produção de cada grupo. Ao término da dinâmica notamos que a técnica utilizada pela formadora para introduzir a argumentação foi louvável, criativa e plausível, pois conseguiu demonstrar a importância da argumentação na comunicação. Notamos também que a maioria dos grupos foram persuasivos e convenceram o consumidor, com exceção de apenas um grupo, que teve dificuldade na argumentação e devido a isso os outros grupos contra argumentaram, fazendo com o que o próprio grupo realizasse novamente a dinâmica de forma mais convincente, onde alcançou com louvor o objetivo proposto. 

                    Logo após a dinâmica foi realizada a leitura do relatório referente ao encontro anterior pela cursista Maiza de Oliveira, depois fizemos a Leitura Compartilhada da Unidade 21 do TP05 – Argumentação e Linguagem – págs. 13 e 14, em que foi contextualizada a dinâmica com o conteúdo trabalhado na Unidade.  Dando continuidade aos trabalhos e devido ao atraso na chegada dos recursos tecnológicos (data show) tivemos que continuar a pauta do encontro a partir das Oficinas, onde a formadora apresentou uma aula expositiva sobre “Argumentação e Linguagem” e explicou para cada grupo o objetivo das atividades nos textos que foram distribuídos.  Após a produção das oficinas cada grupo apresentou a sua atividade proposta, onde a divisão dos textos e objetivos para cada grupo foi a seguinte:
Grupo 01 – Seção 1 – “A construção da Argumentação” – págs. 15 a 23 e o Texto Publicitário da Nestlé.
Proposta da Atividade: Identificar marcas da argumentatividade na organização dos textos publicitários.
Grupo 02 – Seção 2 –“A tese e seus argumentos”-págs.25 a  37 e a  Tirinha da Malfada;
Proposta da Atividade: Identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação tanto no texto como nas tirinhas humorísticas. .
Grupo 03 – Seção 2 e 3 – “Qualidade da Argumentação” - págs.38 a 48 e o Texto: Quem não dá assistência, abre concorrência, de Arnaldo Jabor.
Proposta da Atividade: Fazer relação entre os textos(do TP06 e Arnaldo Jabor) e identificar os diferentes tipos de argumentos existentes dentro dos mesmos, reconhecendo assim a qualidade da argumentação textual.             
Grupo 04 – Seção 3 – “Qualidade da Argumentação” - págs.49 a 55 e o Texto: Médicos, de Roberto Sartori.
Proposta da Atividade: Analisar a argumentação dos textos apresentados e relacionar a proposta às temáticas apresentadas nos mesmos.
                             
                          Finalizando o encontro constatamos que mesmo diante das dificuldades técnicas (pois a formadora não teve como apresentar os slides e o vídeo) que tivemos para a realização as nossas atividades, conseguimos alcançar o objetivo proposto pela formadora tanto nas Oficinas como na assimilação do conteúdo, sendo que, toda a turma assimilou, participou e contextualizou as diversas situações de leitura oferecidas durante o encontro. Foram encaminhadas pela formadora as atividades à distância, tais como: estudar o TP6(Unidade 22) e responder as atividades propostas, desenvolver o Projeto de Leitura e Interpretação do TP04 e AAA04 em sala de aula, escolher uma Atividade Avançando na prática do TP05 e AAA05 e aplicar em sala de aula, em seguida trazer os relatos por escrito para fechamento da nota e trazer atividade produzidas pelos alunos (selecionadas).  

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.