segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DIA DE ESTUDO REFERENTE AO 12° ENCONTRO – REALIZADO EM 29.10.09 – ELABORADO PELO CURSISTA NATAL.


                   O encontro se iniciou  com uma oração espontânea feita pela formadora e logo após aconteceu a exibição do Vídeo You Tube “A linha e o linho” de Gilberto Gil, onde ocorreu um momento de reflexão direcionada para o texto coesivo, em que os cursistas fizeram vários comentários, como por exemplo: “O título da música demonstra claramente a ligação entre coesão e coerência” – palavras das cursistas: Rosemeire, Layra, Rosemaire, Suyian e Solenita.

                    No segundo momento tivemos a leitura do relatório referente ao encontro anterior feita pelo cursista Natal e logo em seguida aconteceu a finalização das oficinas (apresentações) referentes ao encontro anterior. Dando continuidade aos trabalhos realizamos a leitura compartilhada do texto da Unidade 19 do TP5 “Coesão Textual” págs. 117 e 118, neste momento aconteceu um debate referente ao que foi lido e a formadora fez a exibição de slides sobre o poema: “O show”, pág.129, onde a mesma enfatizou muito o tema e os sub-temas, dentro de um tema maior e demonstrou também que na falta de marcas explícitas a própria ordenação das ideias pode ser um elemento de coesão dentro do próprio texto. Explicou ainda as expectativas dentro do texto, o clímax, anticlímax, tudo dentro poema. Diante da explanação feita pela formadora sobre o poema, os cursistas confirmaram a receptividade do tema e chegaram à conclusão de que coesão e coerência estão intrinsecamente  ligadas, sendo que elogiaram bastante a exposição do conteúdo, pois esse encontro foi enriquecedor e muito proveitoso no que se refere a aprendizagem – chegaram a essa conclusão e comentaram durante o encontro os cursistas: José Roberval, Natal, Regina Maria Damasceno, Francisca Vanilza, Dulcimeire, Judite, Lurdes, Francisca Maria, Maria José, Maria Meirelles, Lúcia Joaquina, Rosangela Barbosa, Maria Antônia, Veracy, dentre outros.

                      Após o poema o assunto teve continuidade através da exibição de slides sobre coesão. Logo em seguida aconteceu a orientação para  a realização das Oficinas, onde foram divididos os grupos e os mesmos ficaram encarregados de responder as atividades e expor o conteúdo, do TP5 dentro da Unidade 19. Ao término da divisão a formadora disponibilizou tempo para estudo dirigido e preparação  da explanação.

                        Em sequência iniciaram-se as apresentações das Oficinas, em que aconteceu o ápice do encontro, onde os cursistas assimilaram, argumentaram, contextualizaram e principalmente enfatizaram o quanto é primordial os conteúdos abordados pelo GESTAR II e a importância do programa no que se refere a contribuição para as práticas pedagógicas exercidas em sala de aula. Portanto, no final do encontro, concluímos que tivemos uma manhã proveitosa e rica de conhecimentos tanto para a magistratura em Língua Portuguesa, como para outras disciplinas afins. Foram orientadas as atividades à distância, tais como: o estudo da Unidade 20 do TP5, desenvolvimento do Projeto de Leitura e Interpretação, do TP3 e TP4, AA3 e AA4 em sala de aula e organização do portifólio. 


Poema: O show>>Tema Maior

O cartaz >>Subtema(substantivo)
O desejo

O pai
O dinheiro>>As três primeiras estrofes indicam expectativas;
O ingresso

O dia
A preparação>>Expectativa antes do show especificamente
A ida

O estádio
A multidão>>>Expectativa durante o show
A expectativa
>>Clímax>>
A música
A vibração
A participação

O fim
A volta
O vazio>>>O fim do show e a volta p/casa - anticlímax

VEJA O VIDEO "A LINHA E O LINHO" - DE GILBERTO GIL  



0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigado pela visita e pelo carinho!!!
Deixe seu e-mail ou endereço do blog, para retribuir a sua visita.
Beijos>>>Maria de Fátima R.Barbosa

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.