sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RELATOS DE MAIS UM DIA DE ESTUDO-13º ENCONTRO(05/11/09) – ELABORADO PELA CURSISTA MAIZA DE OLIVEIRA


                          Iniciamos o Encontro com uma oração feita pela cursista Maria de Lourdes, em seguida tivemos a exibição do vídeo you tube para deleite do “Hino Nacional” Fafá de Belém, onde foi exposta a letra da música e interpretada pela cantora paraense.
                           
                          Após a apreciação pelos cursistas do vídeo, nota-se que diante das imagens aconteceu um momento reflexivo e contextualizado com a letra de “Canção do Exílio” (que foi distribuída antes da exibição do vídeo), o que gerou um clima de descontração, participação e realização de comparações da intertextualidade dos dois textos apresentados. Diante desse clima de envolvimento foi possível notar que a turma inteira ficou extasiada e com grande expectativa em relação ao conteúdo do TP5 que foi introduzido pela exibição do vídeo.
                          
                       Logo após tivemos a leitura do relatório referente ao encontro anterior feita pela cursista Maiza de Oliveira, em seguida aconteceu finalização das apresentações de duas oficinas pendentes referentes ao 12ºEncontro. Ao término das apresentações fizemos à leitura compartilhada da Unidade 20 págs.179 e 180 do TP5, onde a mesma possibilitou o entrelaçamento do vídeo com o conteúdo exposto na leitura, sendo que os cursistas enalteceram muito a logicidade tanto do Hino Nacional, como também a lógica do texto lido. Surgiram diversos comentários onde se contextualizou a intertextualidade com a lógica.
                     
                       A formadora exibiu os slides: Textualidade e Intertextualidade, em que o conteúdo foi exposto de maneira clara, objetiva e concisa pela mesma, o que possibilitou a   aprendizagem e até mesmo a constatação de alguns cursistas sobre conteúdos que antes os mesmos não tinham conhecimento, revelando assim um momento de atualização dos conhecimentos dentro da Língua Portuguesa, mais especificamente no que se refere a intertextualidade. Ainda durante a exibição dos slides notamos que foram expostas imagens criativas, irônicas e de duplo sentido, que serviram para realização de debates entre as relações lógicas no texto não verbal. Abaixo de cada imagem tinha vários questionamentos, com o intuito de trabalho a intertextualidade existente entre elas.
                    
                      Realizamos com a formadora coletivamente as Atividades págs.182 e 183 (oralmente), onde tivemos outro momento de muita aprendizagem, diante do debate e comentários de vários cursistas sobre o assunto. Em seguida para a realização das Oficinas, a formadora dividiu os grupos, de acordo com os temas trabalhados na Unidade 20 do TP5, que foi da seguinte forma:

1ºGrupo- Seção 1 – “As relações lógicas de temporaridade”- págs.184 a 194;
2ºGrupo – Seção 1 e 2 – “Atividade 8”-págs.195 a 202;
3ºGrupo – Seção 2 – Atividade 11 – págs.203 a 211;
4ºGrupo – Seção 2 e 3 – Texto: Dona Custódia – págs. 212 a 220;
5ºGrupo – Seção 3 – Atividade 20m – págs.221 a 231;
                           
                          Após a divisão os grupos se reuniram fizeram o estudo dirigido, e realizaram as apresentações utilizando cartazes e datashow. Finalizando o encontro foram encaminhadas as atividades à distância, tais como: estudar o TP6 – Unidade 21, responder as atividades em casa, desenvolver o Projeto de Leitura, usar o TP3, TP4, AA3 e AA4 em sala de aula ,escolher  uma Atividade do Avançando na Prática do TP5 e aplicar a mesma na sala de aula, trazendo os relatos sobre o que foi realizado e continuar a produção do portifólio. Portanto, nosso encontro foi maravilhoso, produtivo,agradável e principalmente alcançamos os objetivos referente as expectativas tanto da formadora, como dos cursistas.  

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Eny Prates - Coordenadora do Gestar

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