quinta-feira, 29 de outubro de 2009

RELATOS DO DIA DE ESTUDO REFERENTE AO 11º ENCONTRO (22/10/09) – ELABORADO PELO CURSISTA NATAL


O encontro se iniciou as 7:30 com um momento de recepção e reflexão feito pela formadora. Em seguida após a socialização com os cursistas aconteceu a leitura reflexiva do texto: “O lutador”, de Carlos Drummond de Andrade, onde foi enfatizado a importância do ato de escrever e das palavras em nossas vidas.

Após a reflexão do texto para deleite realizou-se a leitura do Relatório referente ao encontro anterior pela cursista Genésia, em seguida teve continuidade as apresentações dos grupos: 3º, 5º,6º e 7º (referente também ao encontro anterior). Ao término das apresentações aconteceu a socialização das oficinas do AAA 04 que foram desenvolvidas em sala de aula pelos cursistas.

Iniciou-se a Unidade 18 com a realização da dinâmica “Interpretação de textos”, onde a formadora distribuiu uma lista numerada com várias ações a serem realizadas pelos cursistas. Durante a realização da dinâmica aconteceu um momento de descontração, integração e participação de todos, sendo que no final da mesma, foi observada que o objetivo foi atingido, ou seja, os cursistas constataram o quanto é importante tanto para o professor como para o aluno interpretar direito um texto e consequentemente perceber a importância da coerência dentro do mesmo. Em seqüência foi realizada a leitura compartilhada da Unidade 18 do TP 05 – Coerência Textual págs. 69 e 70. Logo após  a formadora apresentou os slides sobre Coerência e a exibição do Vídeo You tub “Águas de Março” – Elis Regina e Tom Jobim, onde foi explorado o texto coerente sem coesão.

O encontro transcorreu com a exibição de várias montagens (em slides) pela formadora, onde foi explorado o tema Continuidade de sentidos, págs. 71 a 73. Em seguida os cursistas responderam coletivamente as págs. 76 e 77.  Após o debate e reflexão das atividades teve início a realização das oficinas das págs. 78 a 105, sendo que nem todos os grupos apresentaram ainda neste encontro. Tivemos um encontro muito proveitoso, ríquissimo  de conhecimentos,com  excelente receptividade dos cursistas, participação de todos e brilhante transmissão tanto de experiência de vida como de sabedoria por parte da nossa querida formadora Maria de Fátima. Finalizando a formadora fez o encaminhamento das atividades a distância e foi marcada a realização do 12º Encontro.

Veja abaixo o Video You Tub  exibido durante o Encontro.





quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO 10º ENCONTRO FEITO PELA CURSISTA GENÉSIA SAMPAIO DE SOUSA (01.10.09)



Iniciamos as 7:30hs com uma calorosa saudação da formadora Maria de Fátima recebendo os cursistas. Em seguida a mesma fez uma reflexão bíblica agradecendo a Deus por mais um dia de Paz. Logo após foi entregue um texto para deleite, cujo o título foi: “Língua” de Gilberto Mendonça e depois tivemos um momento de debate e participação com várias opiniões sobre o texto exposto.

Após a leitura do Relatório do 9º Encontro que foi  feita pela professora Rosimare, os grupos continuaram as apresentações referentes ao encontro anterior, onde os mesmos abordaram diversas situações de leitura. Em seguida foi realizada uma dinâmica criativa e participativa, em que foi entregue para cada cursista o nome de um cantor, demonstrando o estilo de época de cada um.

Teve início o estudo do TP05, em que foi bastante enfatizado o conceito e o objetivo da Estilística. Realizamos a  leitura compartilhada da Unidade 17 – Estilística págs. 13 e 14. E na Seção 1, págs 15 a 20, que  foi trabalhada com bastante ênfase a Noção de Estilo. Na sequência aconteceu a leitura do poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, onde observamos a riqueza do mesmo quanto a sonoridade, musicalidade, regionalismo, rima, repetição e outros recursos da língua , sendo que em seguida debatemos e fizemos a análise do poema também através do Vídeo You tube “Trem de Ferro”.

A formadora direcionou as atividades das págs. 21 a 31, envolvendo sempre o assunto em estudo e depois foram divididos vários grupos para a realização das Oficinas, porém o tempo não foi suficiente para a apresentação de todos os grupos e antes do encerramento foram encaminhadas às atividades à distância para serem realizadas com os alunos. Finalizando encerramos o encontro as 11:30.


OFICINAS REALIZADAS PELOS GRUPOS DURANTE O ENCONTRO

 GRUPO 02 - Figuras de pensamento - Sonoro (Aliteração e Assonância) - Textos: A língua do "F" e a Onda, Manuel Bandeira;
Objetivo da Atividade - Encontrar as Figuras Sonoras nos textos e utilizar uma dinâmica criativa para realizar a atividade. 

GRUPO 03 - Musicalidade do texto em prosa - Teu nome e Fiapo de Trapo;
Objetivo da Atividade -Demonstrar a musicalidade como estilo no texto em prosa e em verso e explicar a diferença entre recurso de estilo e defeito de estilo (TP 05 pág. 40). 

GRUPO 04 -Figura de Linguagem.
Objetivo da Atividade -Identificar a figura de linguagem utilizada nas músicas "Metáfora", Gilberto Gil e "Os meninos do chafariz", de Júlio Emilio Braz e utilizar a dinâmica de forma criativa.  

GRUPO 05-Palavras são palavras, págs. 36 a 42. Texto: “Mudanças”, Luís F. Veríssimo.
Objetivo da Atividade - Fazer a relação entre os textos e exemplificar a transformação do mundo e do ser humano em relação à necessidade sociocomunicativa.  


GRUPO 06-A Estilística da frase e da enunciação, págs. 43 a 51;
Objetivo da Atividade -Ler o texto e explanar sobre o discurso direto e indireto e utilizar o texto no envelope e pontua-lo, demonstrando a transformação do discurso indireto em discurso direto.
 
GRUPO 07- Ampliando nossas referencias, págs. 54 a 59;
Objetivo da Atividade-Ler o texto e utilizar os textos diversos para exemplificar a temática da Unidade estudada.

MATERIAL USADO NA DINÂMICA SOBRE O ESTILO DE CADA CANTOR.


































VEJA ABAIXO O VÍDEO "TREM DE FERRO" - MANOS DO MALLET





terça-feira, 27 de outubro de 2009

PROJETO DOS CURSISTAS: FRANCISCA VANILZA ALVES DOS SANTOS E MAILZA DE OLIVEIRA - REALIZADO NA ESCOLA LOURENÇO ANTÔNIO GALLETTI – AÇAILÂNDIA(MA)


PROJETO DE LEITURA


Tema: Gênero Poético – O cordel.

Ano/série: 5ª a 8ª séries

Duração: 01 a 16/7/2009

Área de conhecimento: Língua Portuguesa.

Apresentação/Justificativa
                   Na sociedade do conhecimento, para formar leitores efetivamente e para que a leitura seja uma prática social sem suas vidas é necessário que estejam em contatos constantes com diversidades textuais, como os textos poéticos de cordel, que faz parte da realidade cultural nordestina, que durante muitos anos tem encantado a vida de muitos leitores, com suas belas histórias, mas que hoje vem sendo perdida e desvalorizada.
                Portanto, será desenvolvido este projeto que trata do gênero poético, dando ênfase ao cordel: sua origem, característica, semelhanças e diferenças dos outros gêneros poéticos.
               A elaboração deste projeto tem como intenção despertar emoções e prazer pela leitura, fazendo com que os alunos vivenciem o papel de leitores, buscando resgatar as antigas tradições nordestinas, que através do repente criticavam a realidade social de um modo humorístico.

Objetivo geral:
                  Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Objetivos específicos:
                  Conhecer o cordel como um gênero poético que tem uma função social de ensinamento, aconselhamento e transmissão de informação.
                  Reconhecer algumas características do gênero poético como: rima,métrica e disposição das informações em verso.
                  Propiciar aos alunos momentos de lazer com leituras interessantes e diversificadas.
                  Valorizar formas de expressão populares.

Etapas previstas:
                   Apresentação do projeto.
                   Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
                   Planejamento coletivo das ações que se seguirão no projeto.
                   Definição do produto final.
                   Leitura e exploração do gênero poético.
                   Leitura de textos e discussão oralmente com a participação de todos.
                   Produções textuais.

Cronograma:
                   O projeto será executado na primeira quinzena do  mês de julho, sendo o mesmo direcionado pelo tema central. As horas/aulas serão distribuídas conforme a carga horária semanal da disciplina de Língua Portuguesa.
Produto Final:
                    Exposição de folhetos em cordões pendurados.
                    Sarau de poesias.
                    Dramatização.

Avaliação:
                  A avaliação será feita no decorrer do projeto levando em conta a participação ativa dos alunos no processo de pesquisa, elaboração e apresentação das atividades.  O professor avaliará os aspectos qualitativos e quantitativos conforme o interesse e desempenho do aluno.

FOTOS DO PROJETO DE LEITURA - CURSISTAS  FRANCISCA VANILZA E MAIZA DE OLIVEIRA. 

RELATÓRIO - 9º ENCONTRO(EM 17/09/09) - FEITO PELA CURSISTA ROSEMAIRE RODRIGUES DOS SANTOS


                   O 9º Encontro teve um início reflexivo e acolhedor, através da leitura compartilhada da Crônica de Maurício de Sousa, sendo que a mesma enfatizou a importância da leitura em nossa vida e o êxito do aluno com o acompanhamento familiar.  Em seguida foi lido o relatório referente ao encontro anterior pela cursista Maria Meireles, como também a apresentação das oficinas extra-classe do encontro anterior. O primeiro grupo apresentou a imagem do dia-a-dia, fizeram ainda, uma relação do mesmo com as lembranças do cotidiano. Já o segundo grupo, deixou claro, as diferentes situações de leitura e como o professor deverá utilizar essa ferramenta para que o aluno possa alcançar a compreensão. 
                
                  Após o término das apresentações tivemos a introdução da Unidade 15 do TP04 com a exibição do Videotube “Ler” de Luís Fernando Veríssimo, onde surgiram reflexões, debates e comentários sobre a leitura e a sua aplicabilidade na vida do educando. Em seguida foi exposto o conteúdo das págs. 114 a 116, em slides pela formadora, que explanou com excelência o tema da leitura. Logo após tivemos a contextualização do conteúdo através da exibição do vídeo "Aprender a ler"  do MEC, que demonstrou o quanto a leitura é de suma importância  para o indivíduo, pois esta amplia seus conhecimentos e abri um leque de oportunidades. Porém, cabe ao professor, através do seu trabalho, seduzir o aluno a ter prazer  pela leitura. Após a exibição do vídeo surgiram várias exposições orais dos cursistas sobre a indução no processo da leitura, como também a realização das Atividade 01 e 02, págs. 116 e 117(oralmente).

                 Continuando a Unidade foi exibido o slide com o texto “Admirável mundo louco” pg 118, onde o mesmo foi bastante argumentado, compreendido e interpretado, através de exercícios orais sobre o texto (págs. 119 e 120). E para finalizar  a Unidade 15 foi exposto em slides o “Resumindo” das págs. 125 e 143.

                  O encontro teve seqüência com a Unidade 16, onde foi realizada a leitura compartilhada do texto: “A produção textual – Crenças, teorias e fazeres” de Silvana Bonaccorsi Barbato. Logo após “iniciamos” a realização de oficinas das págs. 160 a 196, sendo que ficou para terminarmos as mesmas no próximo encontro.
                   
                  Encerramos o encontro com os encaminhamentos para casa que foram, os seguintes: realização de oficinas em grupo págs. 125 a 142, escolher duas Oficinas do AAA4 para realizar em sala de aula e fazer um relatório sobre as aprendizagens do aluno, desenvolver o projeto de leitura e escrita, organizar o portfólio e estudar o TP05 – Unidades 17 e 18 – respondendo as questões. 

Vídeo You Tube "Ler" de Luís Fernando Veríssimo





segunda-feira, 26 de outubro de 2009

RELATOS REFERENTE AO 8º ENCONTRO - REALIZADO EM 03/09/09


                  Nosso 8º Encontro começou com a exibição de um belíssimo vídeo: “Poder da Visão”, que possibilitou comentários criativos a respeito da visão de cada um com relação ao mundo da leitura e a situação sócio-comunicativa.

                   Em seguida foi realizada a leitura do Relatório referente ao 7º Encontro, como também a entrega das Atividades Avaliativas e comentários sobre as mesmas. Após esse momento foi realizada a reflexão e o debate sobre o filme “Narradores de Javé” (exibido no dia 28/08/09) e ainda tivemos os comentários referentes aos trabalhos da Unidade 14 do TP4.
                  
                  Finalizando as atividades presenciais realizamos a apresentação das  oficinas referentes as Unidades 13 e 14 e a exibição em slides do “Resumindo” e do passo a passo para a elaboração ou como fazer um projeto. Logo após foi exibido o vídeo “Tony Melendez” que demonstrou uma lição de vida para os cursistas.

                   Ao término do Encontro foram passadas como atividades extra-classe para as seguintes oficinas: Unidade 13 e 14 do AAA4 – págs. 17 a 59 (Oficina com os alunos em sala de aula) e sugestões de atividades, onde os cursistas ficaram de escolher no mínimo duas atividades para aplicarem em sala de aula com seus alunos, sendo que as mesmas deveram ser relatadas no próximo encontro. 





Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia

Secretário de Educação Sergiomar de Açailândia
"Um grande avanço na educação durante sua gestão"

Eny Prates - Coordenadora do Gestar

Eny Prates - Coordenadora do Gestar
Competência, Desenvoltura e Responsabilidade.